» »Unlabelled »

LIONARTE REALIZA OFICINAS PARA DESCOBERTAS DE NOVOS TALENTOS NO AGRESTE PERNAMBUCANO

A Lionarte sempre valoriza o teatro e as tradições culturais de Pernambuco, realizando ações que facilitem a circulação de artista em toda região do agreste setentrional pernambucano. É a responsável a mais de 20 anos pela realização das oficinas de formação “VAMOS BRINCAR DE FAZER TEATRO”, que revela novos atores e técnicos na região de Limoeiro e do Agreste Setentrional Pernambucano, sob o comando de profissionais capitaneados da Lionarte e por profissionais ligados a FETEAPE- Federação de Teatro de Pernambuco.
Nesta edição, o curso oferece aulas de: Historia do Teatro; Introdução Musical; Interpretação; Cenografia / Cenotécnica; Expressão Corporal; Canto Coral; Produção; Dramaturgia e no final do curso os alunos passarão por uma prova pública com a montagem de um espetáculo. Sendo esta a edição a mais completa destas oficinas desde o sua criação.
As oficinas que tiveram início no mês de outubro/2010, são totalmente gratuitas e estão sendo realizadas na Sede da Lionarte, no Centro Cultural Ministro Marcos Vinicius Vilaça e na Escola Estadual Pe. Nicolau Pimentel, terá duração de oito meses e conta com o apoio do Governo do Estado, através do FUNCULTURA/ FUNDARPE, além de apoios locais. Entre os alunos inscritos estão representantes das cidades de Feira Nova, Orobó, João Alfredo, Passira e da cidade sede Limoeiro, distribuídos entre alunos das redes Municipais, Estaduais e Privada destes municípios.
Para a presidente da Companhia Lionarte e atriz com 23 anos de teatro, Rosângela Maria. “O Projeto VAMOS BRINCAR DE FAZER TEATRO além de descobrir e formar novos artistas, é capaz de sensibilizar a sociedade a entender que a arte é um dos caminhos que os jovens têm para se afastar do mundo violento, proporcionando felicidade aos que aqui vivem. Ao mesmo tempo em que a companhia incrementa os debates a cerca da produção cênica do nordeste, da interiorização, do que há de novo, se propondo a analisar o valor artístico para vida social e cultural do aluno, da escola, do artista, do povo nordestino”.
Nos meses que se decorreram de oficinas, os alunos tiveram a oportunidade de assistirem a produções Teatrais de Limoeiro e região, como forma de averiguarem o processo de produção dos espetáculos assistidos, realizam ainda atividades complementares que contribuem para despertar o gosto e o respeito pelos que fazem artes cênicas ao tempo que utilizar o teatro como instrumento de conscientização e mobilização para uma sociedade melhor e mais justa, contribuindo de forma direta para o desenvolvimento cultural e social de cada aluno.

Luiz Pereira Neto

Postador CIA. DE EVENTOS LIONARTE

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga