» »Unlabelled »

PROJETO VAMOS BRINCAR DE FAZER TEATRO APRESENTA AOS PALCOS NOVOS ATORES E TÉCNICOS COM A MARCA LIONARTE DE QUALIDADE

O Teatro e as artes cênicas presentes na cidade de Limoeiro, tem mais um motivo para comemorar e exaltar ao Deus Dionísio. No último Sábado (30 de julho), após quase um ano de intensa dedicação e estudo a expressão mais antiga do espirito lúdico da humanidade, chegou ao fim mais um projeto com a marca Lionarte de qualidade.
No Auditório do Centro Cultural Ministro Marcos Vinícios Vilaça, os alunos do PROJETO VAMOS BRINCAR DE FAZER TEATRO, um dos maiores e melhores projeto de formação de técnicos e atores do Agreste Setentrional Pernambucano, e que é realizado pela Companhia de Eventos Lionarte a mais de duas décadas, apresentou ao palco novos profissionais no ramo teatral.
O projeto contou com o patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Funcultura, e foi composto de nove módulos de aprendizagem indispensáveis na descoberta do conhecimento do fazer teatral, sendo eles: história do teatro, introdução musical, interpretação, cenografia, cenotécnica, expressão corporal, canto coral, produção, dramaturgia e concluindo com a montagem do espetáculo SOLTE O BOI NA RUA, um texto do ilustre Vital Santos que contou com a direção de Radaméis Moura, onde na ocasião os novos alunos-atores, poderão demostrar tudo que aprenderam durante o curso.
 Encerrar mais uma Oficina Vamos Brincar de Fazer Teatro, é voltar ao passado da Princesa do Capibaribe, na década de 80, quando um grupo de jovens após participar da oficina de teatro e dança, realizada pela então Secretária de Educação do município, se reuniu e decidiu levar a frente a fantasia do teatro, quando eu juntamente com mais alguns conhecidos nomes da cidade, fundamos a Companhia de Eventos Lionarte, que foi resultado de uma oficina de teatro.” Afirma, a atual presidente e uma das fundadoras da Lionarte, Rosângela Maria, em entrevista para o site da companhia.
Ao ser perguntada sobre a importância do projeto Vamos Brincar de Fazer Teatro para Companhia e para a cidade de Limoeiro a atriz comenta. “Pra nós da Lionarte, responsáveis pela execução do projeto, é uma honra de mais uma vez podermos ter cumprido com o nosso papel social e cultural, para com a sociedade Limoeirense. E nos sentimos satisfeitos por termos despertado em cada aluno o gosto pela arte cênica, de termos oportunizado não só os jovens de baixa renda, mas aos demais o acesso livre a produção cultural.”
Questionada a respeito do futuro dos novos atores, a atriz Rosângela responde. “A ideia da Lionarte, não é apenas formar os atores e técnico em teatro e coloca-los no mercado, mas sim selecionar e convidar alguns dos alunos para integrar o elenco oficial da companhia, assim queiram.” E aproveita para fazer alguns agradecimentos. “Agradeço publicamente a todos os oficineiros que integraram o processo, agradeço aos pais dos alunos que durante todo esse período, tiveram paciência e compreensão. E fazer um agradecimento especial aos 79 alunos que iniciaram o curso, porque não haveria projeto vamos brincar de fazer teatro, e agradecer as entidades parceiras da Lionarte, e que acreditam na cultura e no teatro Limoeirense, são elas: Escola Salesiano de Carpina, Escola Pe. Nicolau Pimentel, Casa Primor, Marcant Equipamentos e a Secretaria de Cultura de Limoeiro e a Prefeitura de Limoeiro”
Portanto, a estreia de Solte o Boi na Rua, que foi dedicada ao irreverente e carismático Cláudio Damião da Silva (Cláudio da Burrinha), marca não só a conclusão de um projeto, mas também o início de uma nova fase na vida dos alunos que a partir de agora, poderão ser Reis, Princesas, personalidades históricas ou qualquer outro ser, e sempre que entrarem em cena sentirão aquele friozinho na barriga que os veteranos já conhecem muito bem, eles serão a partir de agora atores e atrizes no mundo na imaginação.
O espetáculo ainda fará apresentações gratuitas, na Escola Estadual Suzel Galiza, dia 05 de Agosto ás 20h, e na Reabertura da Praça da Bandeira de Limoeiro no dia 13 de Agosto ás 19h.

Luiz Neto

Postador CIA. DE EVENTOS LIONARTE

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga