» » UMA LIMOEIRO INSPIRADA EM CINEMA

Novos cineclubes do Agreste e Sertão Pernambucano participam de Oficina de Capacitação do Cine Mais Cultura, e entre as entidades estavam a Cia. de Eventos Lionarte e o Centro de Criação Galpão das Artes de Limoeiro.

No período de 20 a 26 de novembro, cerca de 44 cineclubistas oriundos de 16 municípios do Agreste e Sertão pernambucano seguiram reunidos na cidade de Moreno, onde participaram da 2º Oficina de Capacitação do Cine Mais Cultura. O projeto é uma iniciativa da FUNDARPE em parceria com o Ministério da Cultura, o Conselho Nacional de Cineclubes e a Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC).
As ONGs, associações comunitárias ou grupos culturais que participaram destas oficinas foram contemplados em edital lançado pela FUNDARPE, e após esta capacitação, estarão aptos a receber os kits audiovisuais fornecidos pelo Ministério da Cultura.
Na abertura dos trabalhos estavam presentes nomes como: o coordenador geral do Programa Mais Cultura em Pernambuco, Alexandre Miranda; o representante da Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Beto Azoubel; a coordenadora do Cine Mais Cultura no Estado, Juliana Pinheiro; o coordenador de rede do Cine Mais Cultura - MinC, Rodrigo Boullet; a representante regional do Conselho Nacional de Cineclubes, Grazielle Ferreira; o coordenador de apoio à Gestão do Funcultura da Fundarpe, Antônio Cruz; a coordenadora do Audiovisual da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Carla Francine, e na ocasião foi apresentado aos oficinandos,  a importância e o papel que os cineclubes exercem na promoção do acesso ao audiovisual e na construção do pensamento crítico do público.
            Atualmente a Princesa do Capibaribe, que também é Terra de Boi de Caboclinhos e cidade do Teatro, já respira os ares do cinema, com as exibições semanais do CINE DIFUSORA, realizado pela Prefeitura de Limoeiro através da Secretaria de Cultura e Juventude, que tem a sua frente os coordenadores Luiz Neto e Zácaras Garcia, já realizam sessões dentro do Presídio Drº Ênio Pessoa Guerra, na zona rural do município, sessões para Idosos e para crianças que de forma espetacular colocam este cineclube entre um dos que mais exibem dentro do Estado, ficando ao lado de cidades como Arcoverde, Caruaru e outras, explica o atual presidente da FEPEC- Federação Pernambucana de Cineclubes, Gê Carvalho, em conversa.
É Limoeiro que mais uma vez está de parabéns, a partir de janeiro, contará com mais dois cineclubes, e na oficina de capacitação estavam presentes representantes das duas entidades culturais do município que irão receber o projeto, a Cia. de Eventos Lionarte (com Luiz Neto e Sebastião Júnior) e o Galpão das Artes (com Tarcísio Queiroz e João Guilherme), a cidade se tornará um verdadeiro celeiro de exibições cineclubistas, serão 3 exibições cineclubistas por semana, em dia e horários diferentes.
Para Sebastião Júnior, ator, integrante da Lionarte e um dos coordenadores do Cine Aldeia Cultural. “Participar desta Oficina foi uma grande experiência e alegria, pois pude conhecer pessoas, ações e trabalhos diferenciados e inovadores em diversas áreas. Ter a chance de a partir de agora poder trabalhar não só com o teatro, mas também com o cinema, é fantástico, não só pra mim, mas também para Lionarte e para todos que estarão envolvidos neste projeto, que irá proporcionar ao público Limoeirense uma nova forma de entretenimento, ao tempo que estaremos todas as Quintas-Feiras a partir das 19h30min, com o Cine Aldeia Cultural, possibilitando uma revolução no cotidiano de uma cidade que no passado possuiu um histórico de 3 cinemas que atendia toda esta região, despertando em cada um o espírito cineclubista.”
“Montaremos a estrutura de projeção na nossa Kombi, que foi doada pela Souza Cruz e realizaremos sessões itinerantes, de forma que o cinema possa chegar também na zona rural do município.” Explica o cineclubista e representante do Galpão das Artes, João Guilherme.
Assim, com este projeto e com estas idéias, a parceria entre o Governo de Pernambuco e o Governo Federal promove o acesso da população ao cinema e a produção audiovisual brasileira, em Limoeiro e região, por meio de exibições gratuitas fora dos circuitos comerciais, num convênio onde cada entidade será contemplada com um kit audiovisual contendo uma tela para projeção, um projetor de vídeo, um aparelho leitor de DVD, uma mesa de som, caixas de som, amplificador e microfones, onde cada cineclube assumirá o compromisso de realizar pelo menos uma sessão aberta por semana, com tempo destinado à reflexão sobre a obra exibida.

por Luiz Neto

Postador CIA. DE EVENTOS LIONARTE

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga