» » PROJETO CULTURA LIVRE NAS FEIRAS

Levando arte, cultura e alegria onde o povo está.

O resgate, a valorização e difusão da arte e da cultura popular é a principal meta do Projeto Cultura Livre nas Feiras. Com realização do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, o projeto é uma das grandes ações do atual gestão, acontecendo simultaneamente em 50 cidades do estado, indo do sertão ao litoral.
                Em Limoeiro, o projeto que tem a Coordenação Geral de Alexandre Sena, Coordenação Regional de Marcone Abreu e Coordenação Local de Luiz Neto, foi realizado em formato piloto no mês de dezembro de 2011, sendo a cidade Princesa do Capibaribe escolhida pela sua forte tradição e importância cultural para esta região, ganhando enorme destaque nesta fase. Na ocasião o Cordelista Limoeirense, Maciel França, com exclusividade o cordel feito especial para tal projeto, e que recebe o nome de CULTURA NAS FEIRAS LIVRES – Vivenciando nossas Tradições, narrando às metas e desafios do projeto.
                O projeto é realizado todos os sábados, das 08h da manhã ao meio-dia, no Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro, também conhecido como Pátio da Feira, por ser o local de realização da principal feira livre da cidade. Para que ele aconteça o Governo do Estado firmou uma importante parceria com a Prefeitura de Limoeiro, através da Secretaria de Cultura e Juventude. E todos os sábados vários ritmos e atrações marcam presença naquele palco. Já passaram por ali artistas e grupos conhecidos no país, no estado, na região e no município, como: Coco de Zé de Teté, Mamulengo de Zé Lopes, Mamulendo de João Galego, A Consultoria de Ações Culturais, os repentistas Passarinho do Norte, Pena Branca e Topojijo, a Banda de Pífano Cadete, a Seresta Adalberto Moreira, Marcos dos Águias, Juninho Santos e Banda, além das apresentações dos vários grupos de bois de caboclinhos típicos da cidade e da exposição do artesanato local, oriundo dos artesões da cidade e de comunidades da zona rural, e muitos outros.
                Desde o mês de Janeiro de 2012, o projeto está sendo realizado de forma frequente, promovendo não só os artistas locais, mais também os artistas das cidades circunvizinhas, haja vista que juntos promovemos uma rotatividade cultural entre os artistas e as atrações das diversas cidades do estado. Valorizando e resgatado não só um segmento cultural, mas todos, tentando não esquecer de nenhum.   
                Por isso e muito mais, a cidade de Limoeiro, é uma das cidades que mais se destaque dentro do projeto acima referido e isso se deve não só pela potencialidade cultural do município, mas também pela responsabilidade e dedicação do gestor Ricardo Teobaldo, do Secretário Radaméis Moura e do Produtor e Coordenador local, Luiz Neto, para com a cultura. Tendo eles uma visão ampla.

Por Luiz Neto
www.lionarte.blogspot.com

Postador CIA. DE EVENTOS LIONARTE

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga