» »Unlabelled » INTERCÂMBIO DA CIA. DE EVENTOS LIONARTE COM O GRUPO PONTO DE PARTIDA, CELEBRA A PARCERIA DOS GRUPOS COM O PROJETO VIVO ENCENA

Semana de intercâmbio promoveu trocas de experiências e prospecções futuras para os grupos

Em Junho, o Programa Cultural Vivo EnCena, um dos mais importantes projetos direcionado ao setor das artes cênicas, e que tem sua atuação a partir de diversas ações em todo o país, onde se destacam: Seminários, Fóruns, Projetos patrocinados no setor das artes cênicas por meio de leis de incentivos e atuação em espaços culturais e em teatros, proporcionou o intercâmbio de duas grandes companhias teatrais, os grupos Ponto de Partida, de Barbacena (MG) e Companhia de Eventos Lionarte, de Limoeiro (PE), que durante uma semana desenvolveram um trabalho de troca de experiências e prospecções futuras para os respectivos grupos.
Entre os dias 01 e 09, as cidades de Limoeiro e Barbacena ocuparam um lugar de destaque no cenário teatral, se equilibrando sob o conceito de convivência entre tradições e experiências. Sendo norteados por duas distintas linhas de atuação, que seguem diretrizes adversas na montagem de um espetáculo, mas sempre caminhando para um teatro íntegro e profissional.
O Grupo Ponto de Partida e a Cia. de Eventos Lionarte, são duas companhias de teatro que embora estejam situadas geograficamente em pontos distintos do cenário cultural brasileiro, nasceram com o mesmo objetivo e com as mesmas características. Percorrendo com muita garra caminhos paralelos e difíceis, mais se consolidando em níveis distintos.
Neste rico período, se fizeram presentes além dos integrantes dos dois grupos, os representantes do Vivo EnCena, o curador do programa, Expedito Araújo;  a grande preparadora vocal Babaya (Maria Amália Morais) e o educador e articulador cultural Tião Rocha, que acompanharam todo processo,  além deles, também passaram por lá o grande Dramaturgo Fernando Limoeiro, sendo estes de cara um grande motivo de alegria, satisfação e estímulo ao início dos nossos trabalhos.
Nas oficinas desenvolvidas pelo Ponto de Partida (Canto, processo de Criação e Montagem) e pela Cia. de Eventos Lionarte (Perna de Pau, Frevo), além de outras atividades desenvolvidas, as duas instituições criaram ainda mais um laço afetivo e profissional, potencializando não só os grupos, mas gerando para seus integrantes um novo olhar, que servirá como fonte de estudo, registro e memória. Provando a cada um dos presentes que tudo é possível, tendo como resultado final, ações que comprovam o dito.
Em nome da Cia. de Eventos Lionarte, a presidente Rosângela Maria afirma. “Embarcamos em um processo novo, que nos possibilitou extrair novas linguagens, experimentar e trocar novas experiências, através da vivência em palcos diferentes, mas com características regionais que transpassam o limite das distâncias e possibilita uma construção cênica inovadora. Os dois grupos possuem uma enorme coincidências históricas quanto ao seu surgimento. Ser recebido com a encenação do espetáculo ‘Travessia’ fez todo o grupo tomar a real ciência, da importância que aquela semana teria. ‘Travessia’, é uma saborosa mistura que leva-nos, simples espectador a uma viagem pelo Brasil a fora, contando a história do trabalho, da luta e da festa do nosso povo, regido ao som da nossa música, e passeando na grande companhia de grandes autores da música brasileira. A Oficina com uma das grandes preparadoras vocais do Brasil, foi maravilhosa, ela tirou de cada um do grupo, o seu talento, provando que todos tem condição de cantar. A visita surpresa do grande Dramaturgo Fernando Limoeiro, e grande amigo e incentivador da Lionarte, veio abrilhantar ainda mais o nosso aprendizado, proporcionando ao nosso grupo um fantástico bate-papo, e grandes aprendizados. As oficinas executadas pelo Grupo Ponto de Partida com a Lionarte, e as oficinas realizadas pela Lionarte para o Grupo Ponto de Partida mostraram resultados rápidos e evidentes. O processo de montagem dele é totalmente diferente do nosso, e foi aí onde podemos mergulhar e descobrir coisas fantásticas, também. Fica nítido que o profissionalismo e a hospitalidade do Ponto de partida foi sem dúvida, o grande legado desse intercâmbio com a Companhia de Eventos Lionarte. Por isso, só temos a agradecer ao Vivo EnCena, por este projeto tão inovador e extremamente interessante. Aproveitamos para agradecer a Vivo, por ter acreditado na Lionarte, no teatro Limoeirense e Pernambucano.”
Com tudo, o intercâmbio entre as companhias de teatro Ponto de Partida e Cia. de Eventos Lionarte só veio reforçar a necessidade que esse movimento cultural tem em disseminar, e porque não dizer, compartilhar os conhecimentos adquiridos em uma linguagem universal, mas que, mesmo em regiões distintas, surpreende pela cultura riquíssima compartilhada. O resultado foi tão satisfatório que deslumbramos a possibilidade de termos trabalhos futuros, para dar continuidade a essa troca de saberes.
E falando nisso, já marcamos um novo encontro. Em agosto o Ponto de Partida estará em Recife com um de seus espetáculos. Gostaríamos de rever “Travessia”, mas, pelas condições dos espaços cênicos, o mais provável é que os Pernambucanos vejam o espetáculo “Ciganos”, mas na realidade seria maravilhoso termos a possibilidade de, pela grandiosidade do trabalho podermos assistir o belíssimo musical “Prá Nhá Terra”. Enfim qual espetáculo vira, ninguém sabe. Temos certeza apenas que o nosso reencontro está marcado.

Por Luiz Neto e Marcos Antônio
www.lionarte.blogspot.com

Postador CIA. DE EVENTOS LIONARTE

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga