» »Unlabelled » CÂMARA DE VEREADORES DE LIMOEIRO APROVA PLANO MUNICIPAL DE CULTURA, A “LEI ZÁCARAS GARCIA”

A Câmara de Vereadores de Limoeiro, no interior pernambucano aprovou, nesta terça-feira (13/12), por unanimidade em uma só votações, o Plano Municipal de Cultura, elaborado pelo Executivo Municipal, Sociedade Civil, Entidades Culturais, que juntamente com outros instrumentos, consolidarão o Sistema Municipal de Cultura. A sessão solene, que aconteceu na Casa Professor Agripino Almeida, no Centro, contou com a participação de vereadores, artistas Limoeirenses de diversos segmentos, servidores da prefeitura e integrantes da sociedade civil.
O PMC tem por finalidade o planejamento e a implantação de políticas públicas de cultura a médio e longo prazo, atendendo as expectativas de segmentos representativos da cultura e das artes do município. O Plano é um marco histórico e inédito na cultura da cidade com o planejamento estratégico para os próximos dez anos para o segmento cultural e também parte integrante do futuro Sistema Municipal de Cultura.
“Nós da Secretaria de Cultura e Juventude de Limoeiro, estamos felizes por concluir este processo, pois iniciamos esse processo a 3 anos atrás, juntamente com o Conselho de Políticas Culturais de Limoeiro, foram inúmeras reuniões com os segmentos, escutando críticas e elogios, diversos imprevistos durante esse processo, tudo com diálogo e democracia, e com o mesmo objetivo que é o desenvolvimento da cidade. Quero parabenizar a todos os artistas de Limoeiro por mais essa conquista. Sem dúvidas essa concretização que o Plano Municipal de Cultura irá trazer grandes benefícios para o município, aliás, somos uma cidade pioneira no interior de Pernambuco, sendo uma das referências, por a partir de agora já termos o nosso Sistema Municipal de Cultura formado (Secretaria de Cultura / Conselho de Cultura / Plano de Cultura / Fundo de Cultura).” Destacou o Secretário de Cultura e Juventude, e Presidente do Conselho de Políticas Culturais de Limoeiro, Radaméis Moura, que também é artista.
   O Plano Municipal de Cultura de Limoeiro, leva o nome de “Lei Zácaras Garcia”, sendo essa uma escolha do conselho, como forma de homenagear em memória, o Ator, Produtor Cultural e diretor Zacarias Gouveia de Lima (Zácaras Garcia) que trabalha na Secretaria de Cultura e Juventude de Limoeiro, e era o técnico responsável em Coordenar esse processo, mas que infelizmente no ano de 2015, faleceu. É importante ressaltar que não é só movimento cultural que está de parabéns, mas também, os vereadores que se fizeram presentem na sessão, e que votaram favorável à aprovação do plano, legitimando ainda mais as necessidades da classe. Sendo eles: José Felix, Manoel do Sindicato, Luiz do Matadouro, Ciciu, Juarez de Convales, Eraldo do Codesul, Hilton, Daniel do Mercadinho, Zélia de Ribeiro do Mel, Beto de Washington e Bau da Capoeira.
     A partir de agora é o momento de aproveitar esse momento, também é hora de trabalhar na construção do melhor para nossa cultura, num trabalho conjunto entre a Área Governamental e a Sociedade Civil.

por Luiz Pereira Neto

Postador CIA. DE EVENTOS LIONARTE

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga